A Secção de Basquetebol

Um dos historiais mais gloriosos da AAC

A Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra tem, ao longo dos anos, dignificado o nome da Academia e da Cidade.

Fundada nos anos 20 do século passado (crendo-se que realizou o primeiro jogo oficial em 1928), tem um dos historiais mais significativos dentro da Associação Académica de Coimbra, prova disso, são os vários títulos nacionais, distritais e os muitos regionais.

O primeiro título sénior data à época de 1948-49 com a conquista do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos.

Ao longo dos anos, o Basquetebol da AAC foi marcado pela excelente prestação das suas equipas e tem contado com equipas de todos os escalões de formação a jogar nos diversos campeonatos distritais e nacionais. No Minibasquete conseguiu ser distinguido por duas vezes consecutivas pelo Comité Distrital de Minibasquete, como o Clube do Ano.

Muitos nomes de atletas e treinadores do basquetebol da AAC ficaram gravados na memória daqueles que acompanham a modalidade.

A Secção de Basquetebol:

• Continuará a prestigiar a Academia e a Académica, associação de referência em todo o País e que acolhe simpatia e reconhecimento por todo o Mundo;
  • Tem implementado e quer continuar a incrementar o papel social na integração social de jovens e cidadãos através do desporto e do apoio nos estudos.

Minibasquete

O Minibasquete é um dos exemplos. Foi distinguida, por duas vezes consecutivas, pelo Comité Distrital de Minibasquete, como o Clube do Ano 2009 e 2010, depois de ter recebido o Prémio Regional Cremildo Pereira, atribuído pelo Comité Nacional de Minibasquete por ser, há data, o Clube com mais atletas minis no distrito de Coimbra.

No ano de 2014, a 27 de Dezembro, pela ocasião da Comemoração dos 50 anos de Minibasquete, a Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra foi agraciada pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), com o

Diploma de Mérito da FPB pela Dedicação e Serviços prestados ao desenvolvimento e promoção do Minibasquete em Portugal.

A Associação Académica de Coimbra

Coimbra sempre foi representada pelos seus estudantes e as suas fortes convicções e tem, a nível associativo, cultural e desportivo na AAC - Associação Académica de Coimbra, a sua representação máxima com um considerável e invejável número de títulos, distinções e condecorações.

"A Associação Académica de Coimbra (AAC), fundada em 1887, é a associação de estudantes mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa, e mantém bem vivas as suas tradições.
Ao longo da sua existência, a AAC criou um espaço de convivência e de discussão, tendo sido o berço de grandes reformas políticas e culturais portuguesas.
Desde o seu início desenvolveu um centro democrático ímpar, onde as reuniões ainda hoje se norteiam por valores de humanismo, solidariedade e intransigente defesa dos interesses dos estudantes."

Foram várias as fases por que passou a fundação da AAC - Associação Académica de Coimbra, até ao seu surgimento como hoje é conhecida:

•  1836 – Estudantes impossibilitados de representar uma peça no teatro Santa Cruz. Academia deliberou a construção de um novo teatro – teatro nos baixos do Colégio das Artes.  Seguidamente formou-se a Academia Dramática;
  • 1837 – Fundada a Nova Academia Dramática no Edifício do Colégio de São Paulo “O Apóstolo”, onde é hoje a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra;

•  Até 1849 – Extinguiu-se a Academia Dramática e cresceu a Nova Academia Dramática, constituída por 3 institutos – dramático, música e pintura;
  • 1849 – Institutos da Nova Academia Dramática são agregados num só “O Instituto”, com autonomia quase total, passando a Academia a denominar-se Academia Dramática de Coimbra;

•  1851 – “O Instituto” passa a ser denominado por “O Instituto de Coimbra”, conhecido como “Clube dos Lentes”, devido à selecção rigorosa no recrutamento dos seus associados, entre alunos e professores universitários;
  • 1861 – Fundado o Clube Académico de Coimbra, no Colégio de São Paulo, o Apóstolo;

•  1866 – O Clube Académico de Coimbra funde-se com a Academia Dramática de Coimbra, dando origem à Associação Académica e Dramática;
  • 1887 – A Associação Académica e Dramática, após uma revisão de estatutos, passa a designar-se ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA.

•  2014 - A ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA incorpora 26 secções desportivas, 16 secções culturais, 11 grupos e 8 organismos autónomos.

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA | Fundada em 03 de Novembro de 1887